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- Área: 29811 m²
- Ano: 2013
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Fotografias:Patrick Bingham-Hall
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Fabricantes: Apaiser
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Descrição enviada pela equipe de projeto. O escritório com base em Singapura, WOHA Architects, é um dos grandes defensores da "cidade verde" - que seria composta por uma maior vegetação e não deixando-a mais desértica - e o PARKROYAL em Pickering foi projetado tanto como um hotel quanto um jardim, o que duplicou o potencial verde do terreno.
O maciço e curvilíneo edifício jardim, coberto com plantas tropicais e com suportes de janaúba e palmeiras, são apoiados a cada quatro níveis entre os blocos dos quartos de hóspedes. Jardins florescem em todo o complexo e as árvores e jardins do hotel parecem fundir-se com as do parque adjacente como uma massa contínua de parque urbano.
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O mais recente da arquitetura em Singapura - especialmente em torno do centro da cidade - é nada mais que genérico e pode ser visto em qualquer lugar do mundo, independentemente do clima e da cultura. Um ponto de equilíbrio da arquitetura anônima que foi derivada de uma série de fatores - corporativos e burocráticos, para evitar riscos, o desejo de promover uma imagem global (homogênea) ao invés de local e a onipresença de arquitetos internacionais semi-famosos - mas uma única e progressiva cidade tropical foi vendida.
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O WOHA não se preocuparam com insipidez sem lugar no moderno skyline de Singapura, então finalmente a cidade ganhou um marco urbano exclusivamente expressivo que reinterpreta e revigora sua localização. O PARKROYAL em Pickering foi um lançamento puramente comercial, com restrições orçamentárias e programáticas bem definidas. Mas como acontece com muitos dos projetos do WOHA, construídos em toda a Ásia durante a última década, o hotel se realiza de forma inequívoca como um edifício público.
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O escritório concilia a construção excessiva (e quase exclusivamente financiada com fundos privados) do século XXI nas cidades asiáticas com a recuperação do ambiente construído. Propondo então que a arquitetura comercial deva responder a cidade com seu dever cívico... com arquitetura pública.
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O PARKROYAL ocupa um longo e estreito terreno na borda ocidental do distrito central de negócios, entre Hong Lim Park e os blocos residenciais HDB de Chinatown, tem vista para o centro histórico entre o parque e o rio Singapura. O desenvolvimento pode, assim, responder a muitos ambientes separados e diferentes, fornecendo conexões públicas entre essas zonas, como um edifício, seria extremamente visível - de todo parque ao norte - os arquitetos fizeram um grande (e verde) gesto urbano.
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Acima da piscina aberta no 5º pavimento, uma torre de 20 pavimentos, que formam uma planta em E, onde todos os apartamentos dão vista para o norte do parque e/ou para os jardins da fachada, enquanto os serviços e as passagens externas foram colocadas na fachada sul. Como o hotel é "auto-sombreado" - pela projeção dos jardins e a proximidade dos três blocos - e protegido do sol da manhã e da tarde pelos edifícios vizinhos, os quartos podem ser totalmente envidraçados (por vidros de baixa emissividade) sem proteções externas.
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O embasamento é uma notável peça arquitetônica de um teatro: apresenta um monumental adorno à paisagem de Singapura, e tem, portanto, imediatamente alcançado algo que nenhum outro edifício recente mesmo tentara. Referido por WOHA como uma "arquitetura topográfica", as camadas curvas de plástico de concreto pré-moldado, atravessa o estacionamento e as áreas públicas do hotel, com linhas e modulações de pilares cilíndricos. Cascatas descem da piscina e dos terraços-jardins no atíco.
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A metáfora geológica - arquitetura verde em sua forma mais elementar - é usada por WOHA em muitos, se não todos, de seus edifícios de grande escala, mas aqui a geometria e as alusões são mais sutis e mais complexas. O serpenteado do concreto cresce sem interrupção e sem reconhecimento dos limites de exterior e interior.
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A arquitetura é fundamentalmente orgânica, mas a geometria fluida tem um sentido mais nobre. As vistas de cima, cenas dos espaços internos e externos do térreo (e a área pública do 5º pavimento), embora não espiritualmente predestinada, a geometria é topográfica e não cósmica, para ter um olhar como se estivesse em uma mesquita, templo ou uma igreja. Pode-se observar que o hotel desempenha um papel semelhante na cultura contemporânea à da catedral do século XVII na Europa, por isso não podemos ser insolente para descrever o WOHA como barroco: apenas com um toque de Borromini do século XXI.
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As formas de madeira compostas acima da recepção, revelam um carinho do WOHA na utilização de ornamentos e desenvolvimento interior, incorporando as tradições vernáculas asiáticas dentro da cidade moderna. No entanto, as formas decorativas do PARKROYAL homenageiam o legado persistente das mesquitas mouras e persas, para o padrão exótico de Isfahan e Alhambra.
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O grande volume da entrada parece ser superdimensionado em termos de funções percebidas - uma zona de resguardo para os hóspedes e uma entrada para o estacionamento - mate também tem um propósito maior. O espaço serve como conexão, como eixo, entre duas áreas distintas da cidade: Chinatown e os blocos residenciais, o Hong Lim Park e a área comercial ao norte. A conexão visual foi estabelecida pelo grande vazio, uma vez que construiu efetivamente um portal entre os distritos.
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O desejo do WOHA de restaurar um sentimento de comunidade das cidades asiáticas é crucial para sua arquitetura, a reciprocidade é intrínseca à sua visão de cidade e projetos. O PARKROYAL é um hotel muito público e com a cara de Singapura. A escala da arquitetura responde aos meandros da cidade: a altura das copas das arvores, as dimensões e orientação das torres vizinhas e as proporções das paisagens urbanas históricas.
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O escritório pensou a volumetria e os detalhes para que todo o edifício mantivesse uma escala humana em todos os momentos, em contraste com a abstração onipresente dos edifícios de escritório. A entrada espelha a densidade e a altura das mercearias tradicionais em Hong Lim Park.
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O conceito de um edifício como jardim foi idealizado para "... recriar uma escala de rua urbana, de modo que as pessoas andando e dirigindo pudessem entender detalhes interessantes. Queríamos trabalhar com a massa do edifício e a aparência, para que pudéssemos evitar a escala da cidade habitual e o edifício apenas como uma silhueta, e ainda implementar a estética de um jardim temático", disse WOHA
Texto de Patrick Bingham-Hall